quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Para ficar na história

Dizer que o título do São Paulo conquistado na noite de 31 de outubro foi justo, é chover no molhado. Desde que se instituíram os pontos corridos a justiça sempre foi feita quando o assunto é a primeira colocação.

Mesmo asssim é necessário destacar mais alguns pontos nesta equipe além do já manjado "planejamento bem feito que nenhum do clube do Brasil possui".

O grande mérito do São Paulo 2007 foi o de adequar o seu esquema de jogo aos jogadores que possuía. Assim, investiu no setor defensivo para liberar seus dois alas e aliviar a sobrecarga nos ainda "inexperientes" como volantes Richarlyson e Hernanes, dando ao mesmo tempo uma liberdade maior para que Aloísio, Leandro e Dagoberto ficassem no ataque e, principalmente, para que Jorge Wagner pudesse "flutuar" pelo campo criando as principais jogadas ofensivas do time. Aliás, o meia que veio direto do Betis para a disputa do Brasileirão foi a peça fundamental da campanha Tricolor, sendo nítida a queda brutal de rendimento nas partidas em que o camisa 7 não atuou.

Apesar da opinião contrária da maioria da mídia especializada quanto à beleza do futebol defensivo do clube paulistano, há um inegável charme em um time que tem como prioridade a marcação dura e o hábito de não deixar o adversário jogar.

Mesmo assim, a equipe de fato mostrou um futebol feio e burocrático em algumas rodadas, mas a eficácia durante as 33 rodadas do campeonato nacional mostraram que a estratégia "pressão até marcar o gol" aliada à seqüência "tranca tudo lá atrás" foi a mais acertada.

Além disso há que se destacar o crescimento de jogadores como Alex Silva, Hernanes e Richarlyson, a grande revelação do campeonato, Breno, a liderança magnífica de Rogério Ceni e além de tudo o pulso firme de Muricy Ramalho na condução deste elenco que se não é um dos melhores da história do clube, certamente é um dos mais competitivos e brigadores.

2 comentários:

Alexandre Massi disse...

pirulito, melhor do mundo!!!!

Nádia Tamanaha disse...

...e a beleza de Dagoberto.
E cadê o Marco Aurélio Cunha na foto? hahaha!
É, fazer o que..."parabéns São Paulo Campeão" :P