Nascido em 1989 na cidade de Holon, Sahar chamou a atenção do Chelsea quando tinha apenas 16 anos. Na época a jovem promessa atuava na equipe de juniores do Hapoel Tel Aviv e na seleção sub-17 de seu país.
Seu talento com a bola nos pés, sobretudo nas arrancadas em direção ao gol, sua velocidade e seu porte físico de centroavante agradaram de tal forma os investidores dos Blues que o rapaz foi chamado para um período de testes no time de Stamford Bridge, sendo contratado logo na seqüência, em maio de 2006, sem ter feito uma partida sequer pelo time profissional do Hapoel.
Menos de um ano depois, Sahar, então com 17 anos e meio, se tornou o jogador mais jovem da história de Israel a atuar pela seleção principal quando esta defrontou a Ucrânia em um amistoso realizado no dia 7 de fevereiro de 2007. Apesar de ter passado em branco nesta partida, Sahar surpreendeu a todos ao marcar dois belos gols na vitória por 4 a 0 sobre a Estônia, em partida válida pelas eliminatórias da Euro 2008, demonstrando no primeiro tento oportunismo, força física e categoria ao ganhar de dois adversários e tocar por cima do goleiro da seleção adversária.
Apesar de já ter mostrado alguns flashes de seu talento, pelo Chelsea o garoto ainda não teve muitas chances, tendo aparecido apenas 3 vezes pelo time principal até a metade de 2007, quando foi emprestado ao Queens Park Rangers da segunda divisão inglesa. Contudo, por causa de um problema no apêndice, Sahar não pôde fazer mais do que 7 partidas no período de 6 meses em que ficou no clube do oeste de Londres.
Em 2008 havia a expectativa de que Ben pudesse figurar na equipe principal do Chelsea graças à contusão de Shevchenko e às convocações de Kalou e Drogba para a Copa Africana de Nações. No entanto, a contratação de Nicolas Anelka acabou com o sonho do israelense de se manter entre os titulares do time inglês, mas não com sua fome de gols. Logo na primeira partida do ano, pela seleção sub-21 de Israel, Sahar marcou um belo gol e garantiu a vitória de seu país sobre a Irlanda do Norte nas eliminatórias para a Eurocopa da categoria.
Quebrando tabus até fora de campo
Depois de ser o jogador mais jovem a atuar, e marcar gols, pela seleção principal de Israel, Ben Sahar pode estar prestes a quebrar mais uma barreira, desta vez fora das quatro linhas. De acordo com a legislação de seu país, Ben deveria ter se apresentado para o serviço de 3 anos no exército israelense, o que o impediria de continuar com sua carreira de jogador profissional neste período. No entanto, desde o ano passado, um corpo de advogados está trabalhando em uma forma legal de driblar esta limitação por meio de um novo projeto de lei, apelidado de "a lei de Ben Sahar", que visa permitir que o jovem atacante do Chelsea complete o serviço militar na própria Inglaterra.
Futuro traçado
Ben Sahar evidentemente ainda não é tudo aquilo que se espera dele, uma vez que em um time badalado como o Chelsea suas chances de jogar são muito raras. Mesmo assim, o estilo de jogo ofensivo e até certo ponto atrevido do avante, tem tudo para torná-lo um dos melhores atacantes do futebol europeu nos próximos anos. Futebol para isso ele parece ter.
2 comentários:
Que estranho, esse post tá no meu blog tb. haha. Postei lá!! Valeu cara, mais uma vez
Sim, provavelmente por isso e
Postar um comentário