quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A era de bronze

A cada dia que passa parece mais plausível a hipótese de que a era de ouro do Chelsea Football Club está mais próxima de seu fim.

Após duas temporadas brilhantes sob o comando de José Mourinho, nas quais o clube faturou 2 títulos da Premier League, 1 Copa da Liga, e 1 Community Shield, e uma terceira muito boa, com o mesmo Mourinho e os títulos da Copa da Liga e da Copa da Inglaterra, o clube parece se encontrar agora em uma grande curva descendente.

A "derrocada" começou com a equivocadíssima decisão de demitir José Mourinho no início da temporada 07/08, passou pela contestada indicação de Avram Grant para o cargo e agora segue rumo ao seu ápice com o fraco desempenho na Premier League, a perda do título da Copa da Liga para o Tottenham, o péssimo futebol demonstrado pela equipe e a briga de egos que agora se tornou totalmente pública.

Era óbvio que um time com jogadores do porte de Drogba, Lampard, Joe Cole, Malouda, Ballack e Shevchenko só se mantia razoavelmente unido graças ao pulso de ferro empregado por Mourinho e aos bons resultados obtidos. Não menos nítido era o fato de que um treinador como Avram Grant, mesmo sendo competente, não iria ter a capacidade de gerenciar tantos egos inflados dentro de um só clube, ainda mais se os resultados teimassem em não aparecer. A coisa está em tal pé que nesta semana Joe Cole, Michael Ballack e Claude Makelele tornaram público seu descontentamento com a condição de reservas no clube.

O grande problema é que não há uma perspectiva de melhora para os próximos meses. Na Premier League o time está há 9 pontos do líder Arsenal, o futebol apresentado na Champion's League não empolga e a Copa da Inglaterra, mesmo se for conquistada, não apagará o fracasso da temporada. Pra piorar ainda mais a situação Abramovich gastou mais 16 milhões de euros e enfiou Anelka no clube para deixar mais insatisfeitos os avantes Pizarro e Shevchenko.

Ciente de tudo isso o dono do clube já anunciou que investirá mais dinheiro no time para a próxima temporada. Com isso o milionário russo pretende dar um jeito na equipe, mas deve atentar para o fato de que somente contratar medalhões em todos os setores não é suficiente para conceber um time vencedor. O Real Madrid embarcou em uma jornada deste tipo e só teve dissabores, hoje montou um time mais eficiente e menos badalado e consegue disputar com autoridade todas as competições de que participa.

Já passou da hora da reformulação. Ah sim! Um técnico mais competente na parte tática e de pulso firme também seria muito bem vindo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o Chelsea não é mais o mesmo de duas temporadas atrás. Várias decisões precipitadas, contratações erradas. Agora a pergunta é até quando o os Blues de Londres vão continuar nessa maré? Com José Mourinho as coisas não foram maravilhosas, faltou um título da Liga dos Campeões, mas o clube era soberano no campeonato Inglês e nas Taças Inglesas. O que ficou foi muitos cacos e candidatos a herói. Cara muito bom seu blog segue o endereço do meu blog: http://ecraque.blogspot.com/

Nádia Tamanaha disse...

Parece o Corinthians era MSI.