terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Mercado de inverno temporada 2007/2008

Obviamente mais "comportado" do que a janela inicial de transferências européias, o mercado de inverno desta temporada promoveu algumas pequenas mudanças no cenário do futebol do velho continente.

Entre os grandes times poucas mudanças. Entre os médios destaque para o Valencia que trouxe os volantes Hedwiges Maduro e Ever Banega, a Juventus, que contratou Sissoko e Mellberg, para o Manchester City, que precisava mesmo do poder ofensivo de Nery Castillo e Mwaruari Benjani, e para o Tottenham que parece enfim ter achado seu melhor futebol com as contratações de Hutton, Gunter, Woodgate e Gilberto.

A exemplo do que foi feito em agosto, analisamos agora as principais mudanças nos times top da Europa e se os mesmos cumpriram as expectativas traçadas.

Arsenal
Perdeu Lassana Diarra para o Portsmouth e trouxe a promessa Luke Freeman, de apenas 15 anos, que estava no Gillingham. Outras mudanças foram feitas, mas poucas realmente relevantes, uma vez que o time, que no início da temporada era cotado até para ficar de fora da UCL 2008/2009, está caminhando a largos passos para a conquista da Premier League e tem boas chances na Champion's League.

Atlético de Madrid
Maniche saiu e foi para a Inter de Milão, mas não deve ser uma grande perda para os espanhóis, já que o volante Thiago Motta enfim se recuperou de sua contusão. A equipe confirmou as expectativas iniciais da temporada ocupando atualmente a 4ª posição do campeonato espanhol e fazendo bom desempenho na Copa da Uefa.


Barcelona
O dono do quarteto fantástico vem decepcionando sua torcida. Inicialmente cotado para ganhar o título do Espanhol, os catalães se encontram atualmente na segunda posição, 8 pontos atrás do líder, e rival, Real Madrid. Mesmo assim a equipe não mudou praticamente nada, cedendo apenas o jovem Marc Crosas para o Lyon, por empréstimo, e contratando o goleiro José Manuel Pinto, do Celta. A grande aposta parece ser a Champion's League, uma vez que la Liga já parece ter dono.

Bayern de Munique
Adquiriu Tim Borowski para o ano que vem e trouxe o zagueiro Breno do São Paulo. No geral vem atingindo as expectativas iniciais, mas certamente esperava mais facilidade para bater os rivais no Alemão. Na Uefa o clube segue como favorito para faturar o caneco.




Chelsea
Os Blues foram à forra e gastaram mais de 30 milhões de euros com a contratação do irregular atacante Anelka e do zagueiro Branislav Ivanovic. A exemplo do ano passado o time decepciona no Inglês, não conseguindo repetir o domínio hegêmonico engendrado nas temporadas 2004/2005 e 2005/2006. Terceiro na Premier League, há 8 pontos do líder Arsenal, resta ao time de Stamford Bridge a final da Copa da Liga e quem sabe uma maior sorte na Champion's League.

Inter de Milão
Apenas duas transferências relevantes foram feitas no mercado de inverno. A primeira é a saída de Adriano para o São Paulo por empréstimo e a segunda é a chegada de Maniche do Atlético de Madrid. Nenhuma delas no entanto deve alterar o desempenho mais do que campeão da Inter nesta temporada. Resta saber se a equipe de Roberto Manicini conseguirá transformar seu amplo domínio na Itália em domínio europeu.


Liverpool
Nenhuma equipe decepcionou mais seus torcedores nesta temporada do que o Liverpool de Fernando Torres, Babel, Mascherano, Lucas e tantos outros. Cotado para todos os títulos em agosto de 2007, os Reds agora apostam todas as fichas na UCL, uma vez que o sonho do Campeonato Inglês já foi faz tempo. No mercado de inverno apenas duas alterações; Sissoko saiu para a Juventus e o zagueiro Skrtel chegou do Zenit St. Petersburg.

Lyon
Apesar dos muitos tropeços o Lyon segue líder e favorito à conquista do Campeonato Francês. No mercado de inverno apenas a chegada do jovem Marc Crosas alterou o elenco que deve se contentar somente com o campeonato nacional ao fim da temporada.



Manchester United
Nenhuma mudança nos Red Devils, apenas o empréstimo de alguns jogadores para clubes de menor expressão. No geral o time de Manchester segue bem, mas alguns mais céticos duvidam que a equipe possa levantar o caneco Inglês novamente. Na UCL o time ainda é o grande favorito.



Milan
A exemplo do Manchester, não mexeu em seu elenco para a segunda parte da temporada. A grande novidade é a estréia oficial de Alexandre Pato, que já vem encantando muitos torcedores em apenas 4 partidas. A equipe foi muito bem no Mundial de Clubes e segue com chances na Champion's League, mas seu desempenho no Campeonato Italiano vem deixando a desejar.


Real Madrid
Apesar do título conquistado na temporada passada, o Real de agosto de 2007 ainda era tratado com muita desconfiança por parte da imprensa especializada. Contudo, aos poucos o time da capital espanhola se impôs e agora é franco favorito para a conquista do Campeonato Espanhol. Na UCL os madrileños também possuem boas chances. Até por isso o time não se mexeu no mercado de inverno; nenhuma contratação e nenhuma venda.

2 comentários:

Nádia Tamanaha disse...

Ai quanta gente saindo, entrando, ficando...Tomara que o Chelsea volte à velha forma com o Anelka haha!
Beijo

Alexandre Massi disse...

Lyon contratou o ederson pro meio da temporada e atlético de madrid já acertou com 2 tb pra junho...acho que tava fechando com um terceiro. Não sabia do borowski. Puta reforço!! Abraço