domingo, 7 de setembro de 2008

Rumo a 2010: Chile 0 X 3 Brasil

Ao final de um jogo "digno de Brasil" muitos deixaram-se levar pelos chavões de que o futebol alegre havia imprimido seu ritmo sobre os chilenos e mostrado porque somos os melhores do mundo e blablablá. Essa poderia ser uma interpretação boa para o resultado conquistado fora de casa. Contudo, o mais adequado seria responsabilizar o técnico chileno Marcelo Bielsa pela massiva vitória brasileira.

Empolgado com seu time ofensivo e estimulado pela imprensa e torcedores chilenos, que acreditavam em uma vitória, Bielsa mandou o time à frente com um ousado 3-4-3 achando que poderia matar o jogo logo no início. Não deu certo.

Mesmo não tendo uma atuação de gala, a seleção brasileira manteve-se tranqüila na defesa e aproveitou os espaços deixados pelas laterais, sobretudo por meio das arrancadas de Robinho, Ronaldinho e Diego, para construir o placar. Luís Fabiano também mostrou-se inspirado, marcando dois gols e ainda dando o passe para um tento de Robinho.

Mas, e o padrão tático, alvo de tantas críticas até aqui? De fato o Brasil mostrou-se aplicado em sua tática e sua formação no 4-2-3-1. O único problema, como já disse, é que a atuação não pode ser tão levada em conta, posto que o adversário colaborou ao tentar jogar de igual pra igual com os brasileiros e o técnico Bielsa "pangou" ao manter um esquema que tanto expôs seu time.

Nenhum comentário: