quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Copa Africana de Nações- Quartas-de-final

Gana, Costa do Marfim, Egito e Camarões são as 4 seleções que ainda permanecem na briga pelo título da Copa Africana de Nações 2008. Os escretes, que desde o início eram favoritos, confirmaram as expectativas nas quartas-de-final.

Gana derrotou a Nigéria por 2 a 1 em um jogo muito disputado. Os anfitriões saíram atrás do placar quando Yakubu fez de pênalti aos 35 minutos da primeira etapa. Os ganeses reagiram ainda no período inicial depois de bela cabeçada de Essien. Na segunda etapa a situação de Gana se complicou quando Mensah foi expulso, mas no finzinho da partida Muntari, um dos destaques da competição até aqui, cruzou com categoria para Junior Agogo, do Nottingham Forrest, completar para o gol.



Na outra partida do domingo Costa do Marfim manteve os 100% de aproveitamento na competição e atropelou Guiné por 5 a 0. Keita abriu o placar aos 25 da primeira etapa, Drogba aos 25 do segundo tempo e Salomon Kalou, aos 28 e aos 36, trataram de ampliar a margem da vitória e, por fim, Bakary Koné fez o quinto gol dos marfinenses.



No primeiro confronto da segunda-feira, a seleção do Egito teve grandes dificuldades para passar pelo escrete de Angola por 2 a 1. Os faraós abriram o placar em cobrança de pênalti convertida por Rabou. 5 minutos depois os angolanos empataram com belo chute de Manucho, atacante que já tem seus direitos presos ao Manchester United da Inglaterra. Com o gol os angolanos subiram de produção, mas foram os egípcios que movimentaram o placar. Após jogada pela lateral do campo a bola sobrou para Zaki que meio de peito, meio de barriga mandou para as redes de Angola. Na segunda etapa o Egito administrou o placar e não deu chances para a reação adversária.



Já na última partida das quartas-de-final, Camarões e Tunísia protagonizaram um duelo de tirar o fôlego. Os camaroneses chegaram a abrir 2 a 0 no placar com gols dos meias Mbia, que atua pelo Rennes da França, e Geremi, do Newcastle da Inglaterra, mas a seleção da Tunísia reagiu. Ainda no primeiro tempo os tunisianos foram recompensados e diminuíram após uma falha do goleiro Kameni em cobrança de falta de Ben Saada. Na segunda etapa as duas equipes voltaram ainda melhores, mas quando Camarões parecia dominar novamente as ações, Chikhaoui empatou o jogo depois de um escanteio. Com o empate no placar o jogo foi para a prorrogação. Logo aos 2 minutos Mbia novamente fez a diferença e acertou um belo voleio no canto direito do goleiro da Tunísia. Sem maiores alternativas os tunisianos foram ao ataque com tudo, mas não tiveram fôlego para igualar o placar novamente.



As semi-finais

Gana enfrentará Camarões em um duelo de gigantes. Além dos diversos títulos conquistados as duas seleções tem apresentado um futebol de encher os olhos nesta edição da CAN. Apesar disso, Gana parte como favorita por jogar em casa e ter os meias Essien e Muntari em grande fase. Pelo lado de Camarões, Samuel Eto'o é a grande esperança.

Na outra partida Costa do Marfim e Egito reeditarão a final da edição 2006 da Copa quando os egípcios venceram os marfinenses nos pênaltis por 4 a 2. Desta vez os Elefantes são os grandes favoritos e partem para o confronto com um retrospecto invejável nesta edição: 13 gols marcados e apenas um sofrido. Os destaques da equipe laranja são a dupla de ataque Drogba/Kalou e o meia do Barcelona Yaya Touré. Do lado egípcio Aboutraika e Zaki são as grandes esperanças para suplantar o favoritismo marfinense.

Nenhum comentário: