quinta-feira, 26 de abril de 2007

Chelsea vence a primeira batalha

Em jogo corrido e disputado o Chelsea conseguiu uma importante vantagem ao vencer em casa sem tomar gols. Joe Cole aos 29 garantiu o triunfo do time de Londres pelo placar de 1 a 0, levando os Blues a poderem até empatar no jogo de volta.

A partida começou no mais clássico estilo inglês; times bem postados, compactos e jogando em alta velocidade. Logo aos 7 minutos a primeira grande chance já havia aparecido. Drogba escorou lançamento, Shevchenko girou e Lampard bateu com força obrigando Reina a uma difícil defesa. Daí em diante o jogo ficou truncado com as duas equipes travando verdadeira batalha pela posse no meio-de-campo. O Chelsea ficava mais tempo com a bola nos pés, mas a marcação do Liverpool permanecia impecável. Aos 20 minutos Lampard arriscou em cobrança de falta e quase venceu o goleiro do Liverpool. Porém aos 29 os Reds deram espaço e em contra-ataque rápido Drogba venceu Agger e cruzou para Joe Cole completar.



Apesar do resultado adverso o Liverpool não esboçou reação ofensiva e a primeira etapa terminou sem maiores emoções.

No segundo tempo os Reds voltaram mais acesos. Adiantaram sua marcação e apostaram nas jogadas aéreas com Peter Crouch. Logo na primeira delas o atacante disputou bola na área e deixou o rebote com Gerrard, o meia bateu consciente de voleio, mas Petr Cech evitou o tento realizando defesa maravilhosa.

Após a ofensiva adversária o Chelsea se recompôs em campo e retomou o controle da posse de bola sem, no entanto, criar grandes chances de gol. A melhor delas só foi ocorrer no final da partida quando Drogba novamente escorou para Lampard. O meia inglês acertou um belo sem pulo que Reina defendeu de forma espetacular confirmando o 1 a 0 do placar.

O jogo de volta será realizado no dia 1º de Maio no Anfield Road. O Chelsea joga pelo empate.

terça-feira, 24 de abril de 2007

Manchester vence apertado

Manchester United e Milan fizeram um jogo digno de Champion's League nessa terça-feira. Raça, aplicação tática e categoria foram as tônicas de um jogo de cinco gols marcados e de ritmo frenético que culminou com a vitória inglesa por 3 a 2.

Logo aos 5 minutos de jogo o Manchester mostrou porque é tido como favorito. Após enfiada de bola pela direita, Cristiano Ronaldo avançou e no último instante foi travado por Nesta. Na cobrança do escanteio Dida saiu mal e acabou empurrando a bola para dentro do gol depois de cabeçada do próprio Ronaldo.



Os mais otimistas torcedores ingleses já vislumbravam um novo massacre, a exemplo do que ocorrera contra a Roma, porém o Milan não se abateu perante o gol e permaneceu organizado taticamente. O Manchester apostava todas as suas fichas em Ronaldo, que abusava dos lances individuais e com isso frustrava a maioria dos ataques dos Devils. O castigo veio aos 23 minutos com a outra grande estrela da noite. Kaká recebeu bola de Seedorf, deu um toque rápido deixando três marcadores pra trás e chutou cruzado para igualar o placar.




O Manchester tentou novamente passar à frente, mas esbarrou na boa marcação de Gattuso, Pirlo e Ambrosini em seus homens de meio-de-campo e em uma bela defesa do goleiro Dida após nova finalização de Cristiano Ronaldo. Aos 37 foi Kaká quem mostrou novamente como se joga futebol. O meia foi oportunista e batalhou por bola praticamente perdida na lateral esquerda. Ganhou, chapelou Heinze, depois com a bola ainda pingando abaixou a cabeça colocando-a no meio do argentino e de Evra e por fim tocou rasteiro por debaixo do goleiro Van der Sar marcando um golaço.



Na segunda etapa o Milan pretendia se aproveitar dos contra-golpes para liquidar o jogo. Contudo, o Manchester adiantou sua marcação e pressionou a equipe italiana logo nos primeiros minutos. A iniciativa dos ingleses surtiu efeito e após jogada tramada entre Carrick e Scholes, Rooney bateu com força para vencer Dida, que já tinha realizado diversas defesas complicadas.



O 2 a 2 não era suficiente para os Devils e a pressão continuou. Kaká e Seedorf não conseguiam manter o toque de bola da primeira etapa, tampouco Gilardino conseguia segurá-la no ataque, deixando o Manchester muito próximo da área italiana. Os meias Ronaldo e Giggs conseguiam penetrar no setor defensivo milanês pelas pontas, mas não convertiam as chances criadas graças a Dida, que fez pelo menos mais três defesas milagrosas antes do duro golpe final. Aos 45 da etapa final, quando o empate parecia consumado, Rooney recebeu bola pela direita e fuzilou no canto esquerdo do goleiro brasileiro.



No jogo de volta o Milan tem que vencer por pelo menos um gol de diferença para avançar à final da Champion's League.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

A síndrome está de volta?

Nas temporadas 02/03 e 04 o São Paulo era indiscutivelmente um dos melhores times do país. Contudo sempre que chegava nas decisões o time "pipocava" e deixava concorrentes de menor qualidade chegarem aos tão almejados títulos.

Foi assim na Copa do Brasil de 2002, no brasileiro do mesmo ano, na Libertadores de 2004... Em 2005 a crise parecia vencida e o time faturou todos as competições de mata-mata. 2006 chegou e o São Paulo mostrou alguns sinais de queda. Perdeu sucessivamente as finais da Libertadores e da Recopa e amargou o vice do Paulista.

2007 veio e os reforços trazidos prometiam um tricolor ainda mais forte e competitivo. Porém, no primeiro jogo decisivo do ano o time empatou de forma pífia com o São Caetano e no segundo jogo, quando bastava o empate, sofreu uma humilhação há muito não vista no Morumbi. Será que o fantasma do "amarelaço" está de volta ao CT da Barra Funda?

Alheio a isso, o Santos cumpriu sua missão e está na final do Paulistão. Mesmo sem apresentar um grande futebol o Peixe conseguiu mais um empate sem gols e garantiu seu lugar na final contra o Azulão. Os dois jogos serão realizados no Morumbi.

Internazionale fatura em campo dessa vez. Lyon conquista o hexa

Após o título da temporada 2005/2006 ter sido conquistado no tapetão, a Inter de Milão contou com mais um tropeço da Roma para sagrar-se campeã do italiano, tendo cinco rodadas de antecedência. O time dos brasileiros Maicon, Maxwell, Júlio César e Adriano sobrou no último campeonato graças à perda de pontos do Milan e ao rebaixamento da Juventus, principais rivais da equipe na disputa pelo Scudetto e faturou a competição com méritos.
Outro campeão europeu definido nesse fim-de-semana foi o Lyon. O time conquistou pela sexta vez seguida o título francês. Agora a diretoria do clube corre para segurar Juninho Pernambucano, principal estrela do time, que pondera sua permanência na equipe para a próxima temporada.

Chelsea não aproveita a chance

O Chelsea não soube se aproveitar do empate em 1 a 1 do Manchester United diante do Boro no último sábado. Sem criatividade e com um futebol insosso o time de José Mourinho não passou de um 0 a 0 com o Newcastle. O resultado deixa o time de Londres com os mesmos 3 pontos de distância do líder Manchester.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

O futuro e a arte

Lionel Andrés Messi, 19 anos:





Diego Ribas da Cunha, 22 anos:

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Giro rápido do fim de semana

Inglaterra

Deu a lógica na FA CUP. Manchester e Chelsea passaram por Watford e Blackburn e vão fazer a final da competição. Pode ser o primeiro embate desses dois times que fazem campanhas excelentes e que irão se enfrentar pelo menos mais uma vez além dessa.

Pelo campeonato inglês o Liverpool empatou com o Manchester City e o Arsenal venceu o Bolton pelo placar de 2 a 1.

Espanha

O Barcelona venceu o Mallorca e aproveitou o tropeço do Sevilla para abrir 4 pontos de vantagem na liderança do campeonato espanhol. Faltando 8 rodadas para o final da competição Barcelona, Sevilla e Real Madrid ainda disputam o título.

Paulistão

Bragantino e São Caetano foram valentes e engrossaram a disputa pra cima de Santos e São Paulo. A decisão ficará para o próximo fim de semana e apesar do favoritismo ninguém garante que a tão esperada final entre Santos e São Paulo irá se concretizar.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Milan passa pelo Bayern

Em jogo disputado o Milan surpreendeu o Bayern de Munique e venceu os anfitriões por 2 a 0 no Allianz Arena. Agora a equipe de Milão enfrenta o Manchester United nas semi-finais.

Com o resultado obtido na Itália o Bayern podia até empatar a partida pelo placar de 1 a 1 que estaria classificado. Contudo, a equipe alemã foi pra cima do Milan em busca da vitória. O time de Kaká e companhia fechou-se atrás com três volantes de contenção e, apesar de precisar do resultado positivo, explorou os contra-ataques na primeira etapa. Em uma dessas jogadas Kaká carregou a bola pela direita e passou para Seedorf. O holandês fintou a zaga alemã e fuzilou para abrir o marcador aos 29 minutos da primeira etapa.



O resultado fez o Bayern sair ainda mais para o jogo, mas a defesa bem postada e as boas intervenções do goleiro Dida deixaram o Milan à vontade para permanecer jogando nos contra-ataques. Em nova jogada ofensiva a equipe italiana pegou a defesa alemã desprevenida e Inzaghi marcou após belo toque de calcanhar de Seedorf.



Precisando empatar a partida para levar a decisão à prorrogação o Bayern foi todo ao ataque na segunda etapa.Porém, as apagadas atuações de Roque Santa Cruz, Podolski e Makaay acabaram por minar esse esforço. Desorganizado e apostando mais na raça do que na técnica o time de Munique bem tentou vencer a defesa do Milan, mas o goleiro Dida estava em noite inspirada. O brasileiro fez pelo menos três defesas difíceis e mostrou segurança em todas as saídas do gol, alegadamente seu ponto fraco. Com o resultado o Milan agora enfrenta o Manchester United em uma das semi-finais da Champion's League.

Liverpool confirma classificação

O Liverpool não teve muito trabalho para segurar o PSV no estádio de Anfield Road e venceu por 1 a 0 a partida de volta. Agora a equipe de Rafa Benítez enfrenta o Chelsea na outra semi-final da competição.



Domínio espanhol na Uefa

Se a Champion's League 06/07 foi marcada pelo domínio das equipes da Inglaterra, a Copa da Uefa viu uma hegemonia espanhola chegar às semi-finais. Dos quatro times, três são da Espanha; Sevilla, Osasuna e Espanyol que eliminaram Tottenham, Bayer Leverkussen e Benfica respectivamente. A outra vaga ficou com o Werder Bremen dos brasileiros Naldo e Diego que eliminou o holandês Az Alkmaar da competição. Com o emparalhamento definido os confrontos ficaram:

Sevilla X Osasuna
Werder Bremen X Espanyol


Paulistão

O Bragantino conseguiu sua classificação às semi-finais da competição na última quarta-feira e agora enfrenta o Santos. São Paulo e São Caetano fazem a outra semi-final.

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Chelsea e Manchester nas semi-finais da UCL

Após o empate com gols em Stamford Bridge as chances do Valencia de seguir em frente na Champion's League eram altas. Contudo, o Chelsea mostrou porque é favorito em todos os torneios que disputa e venceu a partida fora de casa pelo placar de 2 a 1.

A partida começou tensa com uma forte marcação do Valencia no campo de ataque e um Chelsea pouco criativo nas jogadas ofensivas. Os Blues ameaçavam o gol de Canizares principalmente em cruzamentos efetuados por Lampard, mas sem obter sucesso nos tentos. Em um escanteio Ballack teve uma boa chance aos 20 minutos, mas cabeceou fraco na mão do goleiro espanhol. O Valencia, bem postado em campo, não se intimidou com a maior posse de bola adversária e no primeiro contra-ataque Morientes acertou a trave direita de Petr Cech. O Chelsea tentou voltar ao jogo, contudo 3 minutos depois o mesmo Morientes aproveitou cruzamento da esquerda e empurrou para as redes do goleiro do time inglês.



A vantagem colocava o Valencia em boa posição fazendo os Blues saírem para o jogo. Porém a insistência nas jogadas pelo meio não incomodavam a defesa do time espanhol. Mesmo assim Drogba ainda acertou bela cabeçada aos 45 do primeiro tempo e obrigou Cañizares a uma defesa espetacular no ângulo.

Na segunda etapa o técnico José Mourinho reviu o posicionamento de seu time e tirou Diarra para a entrada de Joe Cole, colocando o Chelsea no seu habitual 4-3-3. Com a entrada do inglês o que se viu foi um massacre do time londrino. A movimentação de Joe Cole e de Shevchenko pelos lados do campo e as subidas sempre perigosas de Essien, deslocado para a lateral direita, surtiram efeito logo aos 6 minutos. O ganês cruzou e após confusão na grande área a bola sobrou para Shevchenko tocar livre para as redes.



O 1 a 1 levaria a decisão para a prorrogação, mas o Chelsea parecia não querer tal panorama. Com um volume de jogo muito superior o time de azul não parou um segundo de atacar e encurralou o Valencia em seu campo de defesa. Shevchenko, Drogba, Joe Cole e Essien chegavam com muito perigo à meta de Cañizares, mas paravam nas boas defesas do goleiro. Aos 45 da segunda etapa, quando os dois times já se preparavam para mais meia hora de tempo extra, Joe Cole puxou pelo meio, passou para Shevchenko que encontrou Essien na direita. O lateral improvisado avançou e disparou um petardo sem chance de de defesa.



O Chelsea espera agora a definição da partida entre Liverpool e PSV para ver quem será seu adversário nas semi-finais.

Manchester massacra a Roma

Em jogo atípico para os padrões da Champion's League o Manchester United goleou a Roma pelo placar de 7 a 1 no Old Trafford. Liderados por Cristiano Ronaldo o time inglês deu uma verdadeira aula de como o futebol deve ser. Velocidade, toques rápidos e finalizações precisas foram a tônica dos Devils. Carrick aos 11, Smith aos 17, Rooney aos 19 e Cristiano Ronaldo aos 44 fizeram 4 a 0 logo na primeira etapa. Perdida em campo a Roma não conseguiu suster a empolgação do time inglês e ainda sofreu mais três gols na segunda etapa marcados por Cristiano Ronaldo, Carrick e Evra. De Rossi fez o gol de honra dos italianos.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

O imbatível Manchester tropeça

No último sábado aconteceu o que todo torcedor do Chelsea gostaria que acontecesse nesse final de Premier League. Os Blues venceram o Tottenham por 1 a 0 com um gol do zagueiro Ricardo Carvalho de longa distância e o Portsmouth derrotou o líder Manchester United por 2 a 1 em casa. Agora a diferença entre os Devils e os Blues caiu para três pontos. Restando seis rodadas e ainda um confronto entre as duas equipes o final do campeonato inglês promete ser emocionante.

Santos, São Paulo e São Caetano nas semis

Mesmo com a vitória do tricolor por 5 a 0 diante do Barueri o Santos garantiu a classificação em primeiro lugar no Campeonato Paulista ao derrotar o Noroeste por 4 a 1 nesse domingo. Com os resultados da 17ª rodada o primeiro confronto das semi-finais já está definido e será realizado entre São Paulo e São Caetano. Bragantino, Palmeiras, Paulista e Ponte Preta ainda lutam pela vaga remanescente.

sábado, 7 de abril de 2007

Chelsea empata em casa e Roma vence Manchester

Valencia e Chelsea fizeram um ótimo jogo nessa quarta-feira pela Champion's League. Apesar do suposto favoritismo do time de Londres, o que se viu foi uma partida extremamente disputada entre as duas equipes. Com velocidade e boa marcação o Chelsea chegava principalmente nas jogadas de pivô efetuadas por Drogba e no apoio pelas pontas feito por Shevchenko e Kalou. Foi assim que logo aos 7 minutos Shevchenko recebeu bola na ponta esquerda, avançou e tocou para Kalou. O marfinense girou com categoria, mas a bola bateu no travessão. A reação do Valencia não tardou a acontecer. Vicente e Del Horno deram trabalho para Cech, mas David Silva foi quem abriu o placar para os visitantes. Aos 30 minutos o atacante pegou a bola no meio-de-campo avançou com liberdade e acertou um chute indefensável. 1 a 0 para os espanhóis.



O Chelsea partiu pra cima tentando a igualdade, mas parou na boa marcação do time adversário que só abriu brechas na segunda etapa. Após lançamento despretensioso de Ashley Cole a bola sobrou para Drogba na área do goleiro Cañizares que, adiantado, só pôde ver a cabeçada do marfinense lhe encobrir.



Retraído o Valência só se defendeu no segundo tempo e por muito pouco não sucumbiu à pressão dos atacantes do Chelsea. O resultado não é bom para o time de Londres, mas é perfeitamente reversível.


Roma vence

No outro jogo da quarta, a Roma venceu o Manchester United por 2 a 1 em casa. Sabendo do poderio ofensivo de seus adversários os italianos marcaram de forma efetiva o português Cristiano Ronaldo e assim minaram a maioria das jogadas do time inglês. Para piorar o meia Paul Scholes foi expulso aos 34 minutos da primeira etapa facilitando ainda mais o caminho para o primeiro gol da Roma que aconteceu aos 44. Após cobrança de escanteio Totti fez boa jogada com Mancini que cruzou, Taddei bem posicionado empurrou para as redes e abriu o marcador.



No segundo tempo o Manchester se postou melhor em campo e, na única jogada em que Cristiano Ronaldo não foi bem marcado, igualou o placar com o atacante Wayne Rooney.



A Roma não desistiu da vitória e aproveitando a vantagem númerica partiu pra cima do time inglês. Mancini chutou de longe, Van der Sar espalmou no susto e Vucinic pegou de primeira para definir o placar.



2 a 1 para a Roma, o que deixa os italianos jogarem por um empate na próxima terça-feira no estádio Old Trafford.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Milan se complica. Liverpool com um pé na semi-final

O Milan recebeu, nessa terça-feira,o Bayern de Munique no estádio de San Siro para tentar salvar a péssima temporada que a equipe vem vivendo. Sem a presença de Ronaldo, impedido de atuar pela equipe italiana por já ter jogado pelo Real Madrid, e com um esquema baseado em quatro volantes e apenas um atacante a equipe de Carlo Ancelloti jogou um futebol feio e de forte marcação contra os alemães. O jogo, de muitas faltas, só teve bons momentos por meio de duas cabeçadas dos italianos espetacularmente defendidas pelo goleiro do Bayern. A equipe alemã tentava sem sucesso chegar à área adversária e o Milan, apesar da pouca qualidade, mantinha seu time bem postado apostando nas saídas de Kaká. Em lance duvidoso o brasileiro foi derrubado por Lúcio dentro da área, o juiz russo não marcou nada e o jogo continuou. Aos 40, após cruzamento de Oddo, Pirlo cabeceou por cobertura e abriu o placar para os donos da casa.



Na segunda etapa o Milan renunciou às jogadas ofensivas e sofreu as conseqüências. Depois de confusão na área italiana o camisa 5 Van Buyten igualou o placar. O resultado era ruim para o time de Ancelotti o que fez o time da casa partir para cima de seu adversário, contudo a evidente falta de qualidade dos volantes Ambrosini, Gattuso e do atacante Gilardino tornaram a tarefa difícil. No final do segundo do tempo quando a partida já parecia definida Kaká invadiu a área e cavou pênalti. O próprio camisa 22 cobrou e colocou o Milan em vantagem novamente. O Bayern não desistiu e aos 48 aproveitou falha da defesa e do goleiro Dida para empatar novamente com Van Buyten. Com o resultado o time alemão pode até empatar por 1 a 1 na próxima partida que estará classificado para a semi-final.


Na outra partida da terça-feira o Liverpool não teve problemas para vencer o PSV fora de casa. Gerrard cabeceou aos 26 para abrir o placar após falha do setor defensivo holandês. Com uma marcação efetiva e uma saída de bola rápida os Reds anularam completamente o setor ofensivo do PSV durante toda a primeira etapa, chegando diversas vezes à meta do goleiro Gomes. Na segunda etapa o que já estava ruim para o time holandês ficou pior. Após saída equivocada do zagueiro Simmons, Riise ajeitou a bola e mandou um chute indefensável.



O 2 a 0 já era um ótimo resultado para o time inglês, mas Crouch ainda teve tempo de fazer mais um de cabeça. Depois disso restou ao time visitante tocar a bola e esperar o final do jogo. O ótimo resultado do Liverpool só não foi melhor porque o brasileiro Fábio Aurélio se machucou e deve perder o resto da temporada.

terça-feira, 3 de abril de 2007

São Paulo 3 X 1 Palmeiras



Mesmo com oito jogadores,ditos, reservas a equipe do Morumbi foi superior durante toda a partida deste domingo. Logo aos 5 minutos o tricolor abriu o placar com Borges após sobra de bola dentro da área.

Decidido a vencer, o Palmeiras não se abalou e buscou o ataque, contudo baseado em um 3-5-2 com forte marcação dos volantes Hernanes e Richarlyson sobre o chileno Valdívia e com os três zagueiros se alternando na tarefa de parar Edmundo e Osmar, o São Paulo conseguiu anular o setor ofensivo do verdão de forma efetiva. O Palmeiras chegou bem com Dininho em cabeçada no travessão, mas só foi assustar novamente o tricolor quando Osmar invadiu a área pela direita e o zagueiro Breno deu carrinho lateral dentro da área. O árbitro erroneamente marcou a penalidade máxima convertida por Edmundo.

Com o 1 a 1 as duas equipes tentavam sem sucesso abrir nova vantagem, mas paravam nos dois bem postados sistemas defensivos. Quando o primeiro tempo parecia caminhar para a igualdade o árbitro Luiz Seneme cometeu novo equívoco e marcou pênalti de Dininho sobre Alex Silva. Rogério Ceni cobrou com categoria e colocou o tricolor na frente uma vez mais.

Na segunda etapa o Palmeiras voltou imprimindo um ritmo forte sobre o São Paulo apostando principalmente nas jogadas nas costas do lateral Júnior. Mas quem acabou marcando foi o time do Morumbi. Richarlyson dominou a bola no meio de campo, avançou livre e chutou com precisão no ângulo do goleiro Diego Cavalieri, 3 a 1. Com a vantagem o São Paulo diminuiu o ritmo e apenas administrou a bela vitória que classifica a equipe para a segunda fase da competição.

domingo, 1 de abril de 2007

Liverpool goleia. Chelsea e Manchester permanecem brigando

Liverpool e Arsenal fizeram a "final" da Premier League na qual o título era o de terceiro colocado. Em partida inspirada do lateral Fábio Aurélio e do atacante Peter Crouch, que marcou três gols, os Reds alcançaram uma bela vitória pelo placar de 4 a 1. O atacante inglês voltou de contusão no rosto e mostrou que não é forte só no jogo aéreo. O último gol do camisa 15 foi um verdadeiro lance de craque.



No Old Trafford o Manchester venceu o Watford de virada também pelo placar de 4 a 1. Cristiano Ronaldo novamente foi o nome do jogo ao participar de pelo menos duas jogadas de gol. Com o resultado os Devils permanecem na liderança com seis pontos de vantagem frente ao Chelsea.



Na última partida do dia o Chelsea sofreu para vencer o lanterna Watford no último minuto do jogo. Sem inspiração os Blues, mesmo com um arrojado 3-3-4 na segunda etapa, jogaram de igual para igual com o limitado Watford e só conseguiram o gol aos 46 em cabeçada de Kalou após belo cruzamento de Andriy Shevchenko.